Honraria

Agelider recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Sorriso

A entrega ocorreu pela realização do 1° Seminário Agelider de Desenvolvimento Regional e Regularização Fundiária

Nessa semana, a Câmara de Vereadores de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) promoveu a honraria da Moção de Aplausos aos membros da Agência Líder de Desenvolvimento do Norte e Meio Norte de Mato Grosso (Agelider). A entrega da distinção ocorreu durante a sessão da Câmara de Vereadores do município, pela realização do 1° Seminário Agelider de Desenvolvimento Regional e Regularização Fundiária.

 

A Agelider foi criada a partir de um programa do Sebrae, o Programa Líder, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, que trabalha as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

 

Hoje, a agência representa 16 municípios do eixo da BR 163, a partir de São José do Rio Claro até Sinop e tem o intuito de promover o desenvolvimento da região. De acordo com a Agelider, a partir do Seminário, o objetivo é de discutir os problemas da região que impactam direta ou indiretamente uma população de cerca de 500 mil habitantes. Dessa forma, a Agelider deseja que a atividade seja um fórum permanente de debate em encontros que reúnem os munícipios que fazem parte da agência.

 

Para o Gerente da Agência Sebrae em Sinop, Volmir José Contreira, a honraria é um reconhecimento de que a Agelider está no caminho certo. “Ficamos muito agradecidos pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sorriso, isso demonstrar que o Sebrae também está no caminho certo e nos incentiva a buscar novas parcerias para propiciar cada vez mais iniciativas como essa voltadas para o desenvolvimento regional”, afirma Contreira.

 

Sobre o Programa Líder

 

Presente em oito estados brasileiros, o Programa Líder do Sebrae estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

 

A metodologia contempla oito encontros e quatro fóruns de monitoramento de compromissos regionais. Durante os encontros, o grupo de líderes trabalha pontos como a construção da coesão e identidade regional; gestão compartilhada da mudança; desenvolvimento da liderança empreendedora; oportunidade de articulação e negociação; a escolha do futuro da região; formulação de estratégia de desenvolvimento; elaboração do plano de ação; institucionalização e governança do desenvolvimento da região; além dos fóruns de monitoramento dos compromissos regionais.

 

Signatário do Pacto Global da ONU, o Sebrae trabalha comprometido com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, comprometidos na busca de transformações efetivas, no campo da gestão pública, alicerçados na ética, no compliance, no combate à corrupção e na sustentabilidade dos pequenos negócios.