Caso de sucesso

Chapada Aventura conquista certificação internacional

Após consultoria do Sebrae, a empresa se tornou a primeira com certificação NBR ISO 21101 para Turismo de Aventura no Estado

 

Atraindo turistas estrangeiros e de diversos cantos do país, Mato Grosso é considerado um importante destino para as viagens de contato com a natureza e para atividades ao ar livre. E um pequeno negócio, localizado em Chapada dos Guimarães (a 60km de Cuiabá), escolheu apostar na qualificação dos serviços oferecidos para se distinguir no mercado. Com o auxílio do Sebrae, a Chapada Aventura tornou-se, em 2019, a primeira empresa no Estado especializada em turismo de aventura certificada internacionalmente com a NBR ISO 21101.

 

 

O empreendimento, dirigido pelos irmãos Brasílio e Enymar Ataíde, surgiu de um costume familiar de receber amigos na chácara e, desde 2010, virou um negócio sério. No ano seguinte, a empresa passou a receber consultorias do Sebrae Mato Grosso. O local foi adaptado para os visitantes testarem habilidades e superarem seus limites, contando com uma equipe de profissionais e equipamentos certificados para a prática de arvorismo, rappel, tirolesa, trilhas, mountain bike, freeride downhill, camping, travessia, pista de orientação, arco e flecha, sensitrilha, pêndulo, paint ball, parede de escalada e o treinamento vivencial ao ar livre (TVA) – este, realizado em parceria com profissionais de coach para atividades do setor corporativo.

“O turismo de aventura é um processo dinâmico que exige uma melhoria contínua, até para que o turista retorne. É preciso profissionalismo para avaliar os riscos das atividades e garantir a segurança das pessoas. Temos o arvorismo e a tirolesa, por exemplo, que estão em constante construção, com mudança de percurso, de desafios, e exigem atenção”, explica Enymar Ataíde, diretor de operações na Chapada Aventura.

“A certificação é uma obrigatoriedade legal e nos posiciona de forma diferenciada no mercado, melhorando aspectos de competitividade no que se refere a idoneidade e segurança. Um acidente é algo muito sério e pode acabar com um destino turístico, abalando a confiança de quem vai consumir. Ninguém quer colocar a própria vida em risco fazendo turismo sem noção. O objetivo é gerar prazer, novas experiências, para que o visitante possa se divertir”, reforça o empresário.

Novo mercado

A busca pela ISO 21101 abriu um leque de oportunidades para os empresários. Além do acesso a mais clientes corporativos, a padronização proporcionou um conhecimento técnico que estão compartilhando através de consultorias e assessorias em turismo de aventura. Em fevereiro, a equipe da Chapada Aventura ministrou cursos para condutores a convite do Governo do Estado de Tocantins.

"Empreender um negócio é uma aventura e a nossa aposta em certificação representou uma mudança radical. Conhecimento é bom, mas ele melhora quando a gente pode disseminar. Nós batalhamos para praticar, corrigir, aprender e transformar tudo isso em boas práticas que podem ser ensinadas”, explicou Brasílio Ataíde.

“Temos no Brasil o turismo acontecendo por sorte. Em países onde o segmento é organizado, uma agência não tem receio de indicar um atrativo, pois sabe que o turista irá realizar uma atividade segura, encontrará no local hotel, restaurante e transporte, por exemplo, preparados para atendê-lo”, destaca Brasílio sobre a importância de profissionalização no setor.

Destaque

E não é de hoje que a Chapada Aventura se preocupa com a qualidade de serviço oferecido. Em 2012, recebeu a nossa primeira certificação, Norma 15331, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em 2014, a Chapada Aventura recebeu o reconhecimento nacional com o Prêmio Excelência em Normalização - Categoria Pequenos Negócios, promovido pela ABNT e Sebrae. Reconhecida mundialmente, a Organização Internacional de Normalização, conhecida como ISO (International Organization for Standardization), é uma entidade que desenvolve normas de sistemas de gestão da qualidade de 162 países.

Sebraetec

As consultorias para empresas em busca de certificações fazem parte das ações do Programa Sebraetec. Com serviços customizados e especializados, o Sebrae promove de forma prática o acesso de pequenos negócios a soluções tecnológicas em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação.

Ao receber esse tipo de demanda, o Programa Sebraetec aciona prestadores de serviços credenciados na instituição para elaborar propostas de plano de trabalho e projetos de inovação que atendam a necessidade da pequena empresa.

Para se ter uma ideia da dimensão deste trabalho em Mato Grosso, somente de junho a dezembro de 2018, o Sebraetec realizou 2.046 atendimentos no Estado, que resultaram em 37.422 horas de consultorias aplicadas. Foram atendidas 246 pequenas empresas, 1.709 microempresas e 91 microempreendedores individuais. Ao analisar o impacto do Sebraetec para a transformação das empresas mato-grossenses, uma pesquisa, realizada em 2018, com 772 empresas entrevistadas revelou que:

  • 79% das empresas tiveram melhorias incrementais;
  • Para 71% dos empresários o Sebraetec proporcionou redução de custos;
  • 57% das empresas geraram inovações;
  • 62% das empresas tiveram aumento de qualidade de produtos e/ou serviços;
  • 44% afirmaram que o Sebraetec ajudou no desenvolvimento de novo produto e/ou serviço;
  • 95% dos empresários entrevistados recomendam as consultorias e os serviços do Sebraetec.

Chapada Aventura

www.chapadaaventura.com.br

Local: Chácara Fortaleza, Região do Vale da Benção, Chapada dos Guimarães (MT)