Cidade Empreendedora e Sustentável

Empresários ficam satisfeitos com consultorias remotas do Sebrae

“Eles me mostraram que existem saídas possíveis. Além disso, preciso estar preparada porque quando essa pandemia passar só vão ficar os fortes, os vitoriosos e eu quero ser um deles”

Quando fez as consultorias online do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o município de Nova Ubiratã, a empresária Franciele Rodrigues de Abreu Carvalho, disse que estava disposta a fechar as portas e encerrar a operação do hotel Carvalho, aberto há mais de sete anos, mas acabou recebendo um novo gás e orientações importantes.

“Estava de baixo astral e sem perspectivas, não via outra saída para o negócio, já que em teve semana que não recebi um só cliente”. Segundo ela, o consultor do Sebrae em Mato Grosso, Fábio Apolinário, que conduziu a consultoria sobre Legislação Tributária, orientou para que procurasse instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e buscasse linhas de crédito especiais, criadas nesse momento de pandemia da covid-19.

Ela disse que até então não recorreu a empréstimos porque ainda não entrou no “vermelho”. “Não está sobrando nada, mas estou conseguindo pagar as despesas e as contas”. A empresa tem duas funcionárias, uma está de férias e prestes a retornar. Mesmo com as dificuldades decorrentes da baixa ocupação do hotel, ela garante que não vai demitir.

Franciele fez também a consultoria Relacionamento com o Cliente, com a consultora do Sebrae MT, Lucimeire Dias. A empresária ressaltou que as consultorias foram muito boas. “Eles me mostraram que existem saídas possíveis. Além disso, preciso estar preparada porque quando essa pandemia passar só vão ficar os fortes, os vitoriosos e eu quero ser um deles.”

Para o empresário Josafá Lima de Oliveira, da Alices Play Tech, há mais de sete anos no mercado atendendo clientes de Nova Ubiratã e de Sorriso, o isolamento social resultou num aumento de 15% no movimento da empresa porque as pessoas estão mais conectadas. Por outro lado, está tendo dificuldades em comprar equipamentos, visto que muitos itens são importados e o setor está com restrições.

Ele também fez as duas consultorias à distância e disse que foram muito enriquecedoras. Para ele, o fato de terem sido online não atrapalha em nada, pelo contrário, quanto mais tecnologia, melhor. “A interação foi muito boa” Satisfeito com o trabalho, atribuiu nota máxima numa escala de 0 a 10.

“Esclareceu as minhas dúvidas ficais e sobre tributação, bem como sobre estoque e como dar uma ênfase maior aos clientes. Munido desses conhecimentos, consigo realmente fazer a gestão do meu negócio”, constata. Ele revela que este é o quarto acompanhamento técnico que recebe do Sebrae e que desde os primeiros treinamentos foi abrindo seu leque de visão e aprimorando a administração de sua empresa.

Com o foco em auxiliar os empresários, a ação Consultoria Especializada Sebrae, antes feita de forma presencial, agora passa a ocorrer de modo online e continua sendo gratuita. Trata-se de uma opção para os empresários se reinventarem e se prepararem para o pós-pandemia.

A analista do Sebrae MT, Virginia Ismael, explica que a Sala do Empreendedor do município reúne todas as informações dos empresários interessado em participar e encaminha para o Sebrae MT. “É feito o agendamento por meio do nosso sistema e formalizamos com o empresário via e-mail. Após isso, o consultor entra em contato com o empresário para verificar qual a melhor ferramenta para ele, se é o Skype, vídeo pelo WhatsApp ou alguma outra”, finaliza Virginia.

Cidade Empreendedora e Sustentável

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos: Atores do Desenvolvimento, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Jepp - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Crescendo e Empreendendo, Municípios em Números, Levantamento de Oportunidades, Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.