Gestão de Qualidade

Escritório de advocacia é o primeiro certificado pela ISO9001:2015 em Mato Grosso

A empresa recebeu consultoria do Sebrae, em Tangará da Serra, e conseguiu ser auditada com 100% de aprovação sem nenhum apontamento na auditoria.

Em 2017, o advogado Luciano de Sales procurou o Sebrae em Tangará da Serra/MT, com intuito de encontrar soluções que o ajudassem na melhoria da gestão do escritório SLS Advogados Associados visando aumentar a qualidade e a segurança na prestação de serviços jurídicos à sua carteira de clientes. A empresa iniciou então, uma consultoria em processos e no decorrer do trabalho percebeu que seria possível buscar a certificação da ISO 9001:2015, que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), garantindo a capacidade consistente de oferecer serviços que atendam às necessidades de seus clientes.

Reconhecida mundialmente, o propósito da ISO é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países, sem impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação, podendo variar de organização para organização. No Brasil, é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e estruturada de acordo com a metodologia PDCA (do inglês Plan, Do Check, Act - Planejar, Fazer, Monitorar e Agir).

“Nós já conhecíamos a credibilidade do Sebrae e as referências sempre foram muito boas. Iniciamos a consultoria e de início não tínhamos pretensão da certificação, mas queríamos implementar a qualidade de nossa gestão organizacional. No decorrer da consultoria, fomos nos identificando com os processos e o nosso consultor fez a proposta para que conhecêssemos a fundo o que significava essa certificação, como funcionava e partir daí imaginamos que o desafio da certificação seria a cereja do bolo para toda a equipe SLS e nos comprometemos em fazer junto com a consultoria. Envolvemos a todos e foi um aprendizado muito grande”, lembra Sales.

Silvia Fraga de Souza, analista do Sebrae em Tangará da Serra/MT, lembra que qualquer empresa pode solicitar a certificação, mas deve estar preparada. “O escritório estava buscando um diferencial, pois tinha muita preocupação com a qualidade do serviço que estava prestando aos clientes. Quanto aos preparativos à certificação, temos que pensar que uma empresa que não tem o básico de estrutura, terá que dispor de um tempo maior na preparação para chegar à fase de receber a auditoria, pois existe um rol de processos e tarefas a serem inseridos no dia a dia da empresa. No caso da SLS Advogados Associados, eles não tiveram nenhum apontamento de não conformidade na auditoria, estava tudo 100%. É preciso que a empresa esteja aberta às mudanças, para que, de fato, seja enquadrada no processo que a ABNT define no quesito Gestão da Qualidade”.

“Nós tivemos todo o apoio necessário do Sebrae e enquanto empresa, hoje tenho certeza que deixamos de utilizar tão somente a linguagem jurídica, comum no nosso dia-a-dia, e nos adaptamos a uma linguagem mais empresarial, ficando assim muito mais fácil o diálogo.  Isso nos ajudou a fortalecer a relação com nossos clientes e vem facilitando a conquista de novos. Estávamos preparados, todos se engajaram fortemente e não tivemos não-conformidades. Ficamos sabendo depois pelo Sebrae, que éramos o primeiro escritório de advocacia do estado de Mato Grosso com certificado ISO 9001:2015 e isso pra nossa equipe foi motivo de grande felicidade, motivação e maior responsabilidade”, avalia Sales.

Segundo ele, todos do escritório estão entusiasmados com a percepção da melhoria contínua proporcionada e com a certificação. “Já inauguramos recentemente a sala de estudos interdisciplinar da SLS, visando o fortalecimento do aprendizado jurídico para equipe, com envolvimento de todos. Diante da concretização da política da qualidade de nossa empresa, também desenvolvemos nosso manual da qualidade que atualmente é entregue aos novos profissionais do escritório para que conheçam e se adaptem a nossa identidade. Ele facilita ainda, pensar e agir diante da possibilidade de abrirmos novas filiais, pois  hoje temos certeza que antes de meramente alugar uma sala e pensar em abrir uma filial, precisamos de planejamento, estratégia, treinamento aos profissionais aqui na matriz para que os novos entendam nossa forma de atuação administrativa e jurídica, e só então começarmos a atuar com a SLS em outra cidade”, prospecta o advogado.

Para conseguir a certificação, o escritório fez parte do projeto Sebraetec, que subsidia parte do investimento para realização da consultoria. Esta linha de apoio está disponível para micro e pequenas empresas que queiram investir em inovação. Mais informações pelo 0800 5700800. 

Em Mato Grosso, o segmento de serviços foi o mais certificado com ajuda do Sebrae. Segundo a ABNT, as empresas Aquanálise S/S LTDA, Conceito Laboratório de Análises Clínicas LTDA, Control Análises de Água e Efluentes, Euda T. Pinheiro, Fabiano Barco e Cia LTDA e Lis Regina Zanchet Siqueira, também foram certificadas por meio projeto do Sebraetec.

O Sebrae Mato Grosso é signatário do Pacto Global, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca atender aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis como o trabalho descente e crescimento econômico, paz, justiça e instituições mais eficazes.