Feira do Empreendedor 2

Estrada rumo ao empreendedorismo

Empreendedores de Mato Grosso viajam mais de 1.000 km para participarem da Feira do Empreendedor

Potenciais empreendedores, empresários, microempreendedores individuais, de várias regiões do estado de Mato Grosso, organizados em 19 caravanas pegaram estrada para participar da Feira do Empreendedor 2019, em Cuiabá-MT, de 26 a 28 de setembro, das 15 às 21 horas, no Centro de Eventos do Pantanal.

O evento é bienal, realizado de dois em dois anos e oferece aos participantes uma vasta programação com palestras, oficinas, feira de negócios, mostra empreendedora e orientação empresarial.

Para Luciano Borges de Aquino, proprietário da empresa, LA Sonorização, na cidade de Confresa MT, participar da Feira do Empreendedor é uma oportunidade única, para reciclar conhecimento e se atualizar. Luciano viajou 1.161Km, distância de Confresa a capital do estado, Cuiabá.

Segundo ele foram 22 horas de viagem, em estradas mal conservadas, mas que valeu cada quilometro rodado. “Depois de uma viagem difícil e cansativa, chegar em Cuiabá e se deparar com tanta novidade e uma programação diversificada com assuntos interessantes, me dá a certeza que tomei a decisão certa em participar”. Afirma.

O Estado de Mato Grosso, possui 141 municípios e cerca de 248 mil pequenos negócios constituídos. Para os empreendedores manterem o negócio funcionando e crescerem é necessário um ambiente propício ao desenvolvimento, além de planejamento e capacitação em gestão.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Central de Empresas, apontam que de cada 10 negócios abertos apenas 4 resistem no período de 5 anos. Estudos revelam que a deficiência em gestão, após abertura, está entre os principais desafios dos novos negócios e a principal causa para o fechamento das empresas.

Para Marta Torezam, gerente de empreendedorismo, no Sebrae MT, a Feira do Empreendedor é uma oportunidade para empreendedores de todo estado se atualizarem, conhecerem ferramentas de gestão, adquirirem novos conhecimentos, fazer negócio e trocarem experiências com outros empreendedores.

As atividades da Feira do Empreendedor sem encerram hoje (28), a programação é gratuita e as vagas são por ordem de chegada. O horário de funcionamento da Feira é das 15h às 21 horas.