EDUCAÇÃO

Estuda.com, startup cuiabana cresce e inaugura nova sede

A plataforma educacional de avaliação e desempenho cresceu cerca de 130% no último ano e atende cerca de 7,9 milhões de estudantes, 35 mil professores e 1300 escolas de todo o país

Em processo de constante expansão, a startup cuiabana Estuda.com, plataforma educacional de avaliação e desempenho, inaugura sua nova sede em Cuiabá. Com crescimento de aproximadamente 136% em comparação a 2020, a empresa possuí clientes em todos os Estados do Brasil e atende a cerca de 7,9 milhões de estudantes, 35 mil professores e 1300 escolas.

“É um momento especial. Além de ser uma necessidade em função do nosso crescimento, para nós significa um grande marco na nossa história como empresa. Um espaço moderno, que traz conforto para todos. No início da pandemia possuímos 25 colaboradores, hoje já somos em 46. Agora é um ambiente condizente com a nossa realidade. A nossa projeção até o final de 2021 é de crescer 307%”, afirma o CEO e sócio da Estuda.com, Carlos Pirovani Neto Netto.

O novo escritório possui dois andares e praticamente dobrou de tamanho em relação ao anterior, trabalhando com o conceito de open concept. O térreo acomoda todo o time da Estuda.com, além de quatro salas de reuniões. Já o primeiro andar é uma área de descompressão, um ambiente moderno, com mesa de ping pong, fliperama, televisão, além de uma sala de reunião maior, sala de gravação e uma copa completa para os colaboradores.

Para o CTO e sócio da Estuda.com, Vitor Freitas, a nova sede é a materialização desse novo momento da empresa, a de que as pessoas não aprendem mais da mesma forma e com a pandemia houve uma maior adesão ao estudo remoto. De 2019 para 2021 o número de alunos saltou de 2,8 milhões para 7,9 milhões, um aumento de cerca de 182% e de escolas de 385 para 1314, um crescimento de 241%.

“Com a pandemia passamos a atender não só ensino médio, mas o ensino fundamental II e até ensino fundamental I. Devido o ensino a distância as escolas tiveram que buscar novas soluções, já que não tinham opções, então para nós tem sido uma grande oportunidade de expandir. Principalmente com a entrada da FTD Educação como sócia, uma das 50 maiores editoras do mundo”, detalha.

Como tudo começou

Em 2013, a startup começou a partir da necessidade do irmão de um dos sócios se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com mais facilidade e ter direcionamento adequado nos estudos.

“Eu via meu irmão estudando no computador, baixando provas e gabaritos na internet para testar o conhecimento dele e tive um insight, porque não, em vez de fazer isso manualmente, otimizar, automatizar e oferecer aos estudantes esse serviço. Em um único lugar, ter um banco de provas e questões, para eles validarem o que aprenderam, além de oferecer um relatório detalhados sobre seus estudos. Nascia assim o nosso primeiro produto o Estuda.com (na época EstudaVest) para Alunos”, relembra Carlos Netto.

No início eram só os dois sócios, eles conciliavam a empresa com outros trabalhos integrais e tocavam a Estuda.com nas horas vagas e fins de semana. “Aos poucos fomos crescendo contratamos dois estagiários, funcionários, passamos a emitir nota... Até que chegou em um ponto que passamos a focar integralmente nela. Inclusive quando criamos a empresa nos chamávamos Estuda Vest, mas à medida que expandimos nosso portfólio de serviços, em 2016 passamos a ser Estuda.com”, explica o CEO.

Carlos lembra que trabalhar com as escolas foi difícil no início, pois poucas queriam trabalhar online, só no impresso e ainda havia a dificuldade de não estar em um grande centro. “Então foi preciso nos adaptar e passamos a criar todo um fluxo de gestão da avaliação e nascia assim um dos nossos principais produtos a Estuda.com para Escolas. Nele fazemos desde a criação, solicitação de questões, montagem, aplicação, diagramação automatizada, impressão, geração e também a leitura de cartão de respostas, com a finalidade de gerar o máximo de informações (relatórios) sobre as turmas e alunos. Tudo para facilitar a vida dos professores e principalmente da coordenação pedagógica, gerando um raio-x pedagógico da escola, todo o histórico e evolução”, pontua.

Outro produto voltado para os estabelecimentos de ensino é a ferramenta Simulados, uma avaliação externa na qual a escola pode fazer um comparativo com outras escolas e entender os pontos fortes e fracos de seus alunos. “Esse ano tivemos um aumento na procura por esse produto, assim como na ferramenta Enem On. Todo ano o INEP e o MEC divulgam os micros dados do ENEM, um excel gigantesco e totalmente técnico, com a nossa ferramenta, interpretamos e aplicamos inteligência de dados, mostrando todo o detalhamento para a escola. Dessa maneira a instituição de ensino consegue entender todo o histórico de seus estudantes, quais competências melhorar e até se comparar aos seus concorrentes”, conta Carlos.

Além das opções para escola e alunos a empresa passou a oferecer ao longo dos anos o Estuda.com para Professores. “Por exemplo, sou um professor que dou aula em três escolas diferentes, preciso criar minhas provas, então acesso ao banco de questão e crio as minhas avaliações. Ele pode baixar no word ou ainda se quiser aplicar a avaliação online, que ao final produz um relatório na plataforma. Com todos esses produtos, atendemos estudantes, pais, professores, coordenadores e gestores”, afirma Carlos Netto.

Para atingir esse sucesso a parceria ao longo dos anos com o Serviço de Apoio às Micro Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) foi fundamental pontua o CTO, Vitor Freitas. “A nossa história está entrelaçada com a do Sebrae, desde o primeiro evento que fomos em Campo Grande junto com eles, as diversas ações que fizemos ao longo dos anos como capacitações, programas, feira do empreendedor até a ajuda do Sebrae na hora de conseguir nosso investidor anjo”, destaca.

O gestor de Startups e Ecossistemas de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Fernando Pscheidt, celebra o atual momento da principal startup do Estado. “A Estuda.com é um cliente especial para nós, foi por conta deles que o Sebrae MT iniciou as ações no setor de startups. E nos últimos 8 anos pudemos acompanhar a evolução da empresa e fazer parte de sua história. Com o apoio deles selecionamos as melhores ações e investimentos para evoluir e fomentar as startups no Estado. Estamos felizes com sua nova sede e desejamos ainda mais sucesso”, finaliza.