INOVAÇÃO

Objetivo de mentorias é superado

Mais de 70 empresas e empreendedores são atendidos por profissionais voluntários durante segunda edição do MT Stars

Cuiabá/MT – Com o objetivo superado em número e em experiências, as mentorias da segunda edição do MT Stars atenderam 72 empresas e/ou empreendedores, das 08 às 14 horas, de sábado, 27.08, no espaço Cuyaverá, no centro histórico de Cuiabá, onde o evento, organizado pelo Governo do Estado, através do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE-MT), da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Sebrae em Mato Grosso e Startup MT,  aconteceu. Durante o período, passaram pelo local cerca de 120 pessoas que, mesmo sem agendamento, buscaram fazer networking e trocar experiências.

Foram disponibilizadas mentorias gratuitas, feitas por um time de especialistas credenciados que atenderam  interessados em oito temas diferentes: Investimento Coletivo/Plano de Negócios/Estratégia/Marketing Digital/Marcas e Patentes/Startups/Jurídico/Finanças. Os temas com maior número de inscrições foram plano de negócios, cuja mentora foi a consultora do Sebrae MT, Érika Cunha, e investimentos coletivos, com Ricardo Politi, co-fundador da plataforma digital Broota Brasil, que fez a palestra de abertura do evento, na noite de sexta-feira, 26.08. Os temas mais procurados foram exatamente investimentos coletivos e marcas e patentes.

Inscrito na primeira edição, empresário Marcos Pereira, da Felling Publicidade, aberta em abril, se cadastrou novamente para receber mentorias.  Ele e o sócio Christiano Cardoso Neto se inscreveram no tema marcas e patentes e descobriram que já havia registro do nome da empresa deles. “Buscamos esse tema porque muitos clientes nossos perguntam sobre marcas e patentes e acabamos descobrindo outra empresa como o mesmo nome da nossa. Agora vamos avaliar o que fazer”, disse Marcos. Christiano, que não pode participar da primeira edição, avaliou a mentoria como positiva. “É uma forma de aprofundar no assunto com um profissional experiente. Quando chegamos, não sabíamos nem mesmo o que perguntar e ele foi explicando e direcionando os questionamentos”.

O jovem Yago Camargo Souza, 22 anos, está em processo de montagem de sua primeira empresa, um café no Jardim Imperial. Com muitas dúvidas, ele se inscreveu na mentoria sobre finanças e disse que o consultor Ricardo Caetano, que é contador com especialização em gestão financeira, esclareceu muita coisa e deu um norte sobre como organizar a parte financeira. Ricardo atendeu dez pessoas e disse que os maiores problemas são como controlar o dinheiro, separar o físico do jurídico e a precificação de produtos e serviços.

Desempregado, o gráfico por profissão e designer por paixão Márcio Silva aposta todas as fichas num novo projeto e participou de mentorias do MT Stars. Ele desenvolveu, de forma artesanal, um porta-smarthfone que carrega o aparelho. Ele já tem um protótipo e está a procura de parceria para produzir. Fez duas mentorias e aproveitou para fazer contatos. Márcio diz ter esperança no MT Criativo, visto que seu produto é artesanal.

Com um empreendimento que já nasceu premiado, a professora de engenharia sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho também estava em busca de ajuda em várias áreas. Ela se inscreveu e foi aceita em cinco mentorias: marketing, jurídica, financeira, startup e plano de negócios. “Temos todo o know-how técnico, mas precisamos agregar profissionais com essas expertises. Estamos à procura de parceiros para a troca de serviços sem movimentação financeira”, disse. A Residus nasceu de uma pesquisa acadêmica e ganhou o segundo lugar nacional na Campus Party, do Recife, o que deu a ela projeção e visibilidade. Ela faz a conexão entre vendedores e compradores de resíduos. Entusiasmada com a repercussão do projeto, Mariana ressalta: “tudo que a gente constrói para um mundo melhor vale muito a pena”.     

 

Serviço

www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt
Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br

Confira imagens da segunda edição do MT Stars, ocorrido em 26 e 27.08, em Cuiabá. Evento é organizado pelo Governo do Estado, através do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE-MT), Secretaria de Planejamento (Seplan), Sebrae em Mato Grosso e Startup MT.

Calixto Barbosa

Fotos Download

1 de 8

Confira imagens da segunda edição do MT Stars, ocorrido em 26 e 27.08, em Cuiabá. Evento é organizado pelo Governo do Estado, através do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE-MT), Secretaria de Planejamento (Seplan), Sebrae em Mato Grosso e Startup MT.
Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhado pela mesma Licença 2.5 Brasil