Investe Turismo

Sebrae e parceiros organizam encontro com gestores e empresários de Nobres

Evento é para discutir o mapa das ações estratégicas para o turismo local será na próxima segunda-feira, 04/10, das 14 às 18 horas, no auditório da Prefeitura

Com uma localização privilegiada do ponto de vista de belezas naturais, Nobres (122 km de Cuiabá) vem se firmando com importante destino turístico de Mato Grosso. Tanto que integra a Rota Pantanal Norte-Chapada dos Guimarães, composta por Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Cáceres e vem recebendo uma série de trabalhos para transformar todo esse potencial turístico em produto, visando incrementar a economia e o desenvolvimento do município e região.

A ação integra o Projeto Investe Turismo, fruto de convênio firmado entre Sebrae, governo de Mato Grosso, Ministério do Turismo e Embratur, que busca promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos dos cinco municípios.

No encontro serão discutidas as ações prioritárias para o turismo, elaboração de projetos, como buscar fontes de financiamento e critérios de apoio do Ministério do Turismo. Ao final, os participantes vão fazer uma avaliação dos resultados do trabalho.

O objetivo do encontro, explica a gestora do projeto no Sebrae MT, Marisbeth Gonçalves, é finalizar o mapa estratégico do turismo com as informações do diagnóstico de destinos turísticos inteligentes (DTI). “A ideia é compilar os principais gargalos evidenciados no DTI e as ações prioritárias para formar um mapa consolidado com as ações de desenvolvimento para o turismo nos próximos anos”.

O secretário de Turismo e Cultura de Nobres, Daniel Martins Cruz, destaca o avanço da governança do turismo no município e o papel do Sebrae nesse processo. “Nós estruturamos o Comtur, fizemos o plano de gestão, entramos no projeto Lidera Turismo e conseguimos recursos para fazer o mapa estratégico com a participação e envolvimento da comunidade como um todo. Enfim, juntamos os três pontos da governança que são o governo municipal, os empresários e participantes do trade e o Comtur. Por tudo isso, Nobres vem se destacando e foi inserido no projeto Investe Turismo”, ressalta.

Marisbeth acrescenta que, posteriormente, esse Mapa será compartilhado com a sociedade para que todos caminharem na mesma direção em prol do posicionamento estratégico de Nobres no mercado regional e nacional.