Planejamento

Sebrae MT disponibiliza conteúdos gratuitos para ajudar empresários

Quem se cadastrar na landing page vai receber ferramentas de estratégia, de marketing, vídeos, lives, mentorias e terá ainda a opção de fazer consultoria gratuita

O ano de 2021 começou, mas como você quer que sua empresa chegue no dia 31 de dezembro? Esta é uma pergunta que precisa ser respondida, mesmo diante de tantas incertezas que dominam o cenário nacional e mundial. Para ajudar a respondê-la, ou melhor, para facilitar o planejamento empresarial e construir um caminho exitoso, o Sebrae MT preparou uma landing page gratuita para disponibilizar conteúdos diversos ao longo do ano.

A diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves chama atenção para a importância de definir objetivos e metas. “A força vital que move qualquer empreendedor é o seu propósito de vida, que muitos transformam no propósito de seus empreendimentos. O proposito é que anima o ser humano a enfrentar qualquer crise, em qualquer cenário”, observa.

Segundo ela, a coragem para continuar, para encontrar respostas novas em ambientes desconhecidos ou hostis, para ter disposição para aprender e reaprender formas de pensar, agir, decidir, para levantar da cama e continuar com “as portas abertas” vem exatamente da força do propósito.

Semanalmente, os empresários que se cadastrarem na landing page vão receber subsídios diversos que irão ajudá-los a planejar o ano de 2021, afinal, planejamento é sempre a melhor estratégia, mesmo em tempos difíceis como os que estamos vivendo.

A diretora técnica aponta alguns caminhos. Primeiramente recomenda avaliar como a empresa está neste início desse ano, ver a saúde financeira dela, e a saúde mental, emocional e física das lideranças e da equipe. “Assim como precisamos de recursos para nos manter vivos e com boa imunidade, a empresa também precisa de ‘oxigênio’ para manter-se operando e evoluindo. E recursos não só financeiros, materiais ou tecnológicos, mas principalmente o estado motivacional da equipe e das lideranças”, indica. Sugere ainda observar quais foram as grandes lições aprendidas com os efeitos da pandemia da covid-19 na empresa no ano de 2020.

Outro ponto que destaca como necessário é avaliar o ambiente onde aquele negócio está operando. Observar se existem oportunidades ou só ameaças, tentar ver as tendências para os próximos meses; avaliar se há  condições de aproveitar as oportunidades, ver como minimizar os efeitos de ameaças, caso elas venham a ocorrer de fato, sem esquecer de detectar as forças internas existentes.

Para ela, é vital ainda definir os investimentos prioritários e as formas de viabilizá-los, sem perder a saúde financeira. Cita como exemplo prático o desenvolvimento de novas competências. “O pequeno negócio precisa de maturidade digital, necessita dominar e aprender a lidar com tecnologias e mídias digitais, é um aprendizado indispensável para qualquer pequena empresa”, afirma.

Eliane Chaves orienta a cuidar do fluxo de caixa, reorganizar as reservas financeiras, que são, segundo ela, a imunidade da empresa. “O dinheiro representa o oxigênio no pulmão da empresa”, compara.

Destaca ainda que é preciso estar emocional e gerencialmente aberto para o enfrentamento da realidade que se impõe diariamente. Para ela é imperativo rever, reavaliar e ajustar as metas tantas vezes quanto for necessário durante o ano, porém sem perder o foco. “Procure ajuda para as questões e momentos mais difíceis, ouça muito os clientes, para sintonizar com suas necessidades. Lembre-se que ele também está mudando bastante. Preste atenção e se informe sobre tendências no seu setor. Abra espaço na sua agenda, para se atualizar”, aponta.

Por fim, recomenda conquistar novos clientes, aproveitar para inovar e aprender muito com 2021, sem medo de errar e lidar com o desconhecido. “Confie na sua equipe, envolva-a na busca de soluções e a acredite no poder do propósito. Não desista, lute”, reforça.

Os empresários que se cadastrarem vão receber conteúdos, semanalmente, ao longo do ano e terá ainda a opção de fazer consultoria gratuita. São ferramentas de planejamento estratégico, de marketing, vídeos, lives, mentorias, capacitações e terá ainda a opção de fazer consultoria gratuita.

Para participar, basta se inscrever no link:relacionamento.mt.sebrae.com.br/planejando-seu-2021?utm_campaign=planejando_seu_2021_-_01&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#rd-form-joq3m2m5