Audiovisual

Sebrae promove curso de roteiro

Capacitação será ministrada pelos experientes Bebeto Abrantes e Renata Mizhari com aulas presenciais em grupo e individuais online

Já estão abertas as inscrições para o curso de roteiro, promovido pelo Sebrae, cujas aulas serão nos dias 09 e 10 de novembro e 30 de novembro e 01 de dezembro, das 09 às 17h30, no Centro de Eventos do Pantanal. Além disso, os participantes terão mais duas horas de aulas individuais online.

O curso, a ser ministrado por Renata Mizhari e Bebeto Abrantes, tem como objetivo formar roteiristas como produtores de textos de feição dramática, conciliando teoria e prática, para adquirir um patrimônio narrativo na aplicação de propostas e projetos de longas metragem e séries.

Renata vai apresentar noções básicas de desenvolvimento de roteiro, respeitando suas etapas e elementos: sinopse, escaleta, argumento, perfil de personagens, até o roteiro propriamente dito. Nas aulas, além dos conceitos teóricos, os alunos farão exercícios práticos, a partir da estrutura clássica (início, meio e fim), para compreenderem o desenvolvimento da história, ponto de virada, arco dramático, protagonismo e antagonismo.

Já Bebeto Abrantes vai trabalhar com introdução ao roteiro cinematográfico e escrita de projetos de documentários. Os alunos vão apresentar desde a apresentação e desenvolvimento de questões básicas da escrita audiovisual, tais como estrutura, justificativa, visão do diretor, descrição do conteúdo e concepção do documentário.  Vão trabalhar também a dramaturgia e as estratégias de captação do real, sem deixar de lado como planejar e formatar corretamente o roteiro.

O documentarista, roteirista e diretor Bebeto Abrantes é professor de roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC/RJ). Assina centenas de produções televisivas para canais abertos e à cabo do Brasil e do exterior, entre elas TV Globo, Canal Futura, GNT, Multishow, Discovery Kids, Animal Planet, Canal Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Brasil, SESC TV e outros.

É também diretor de filmes de longa-metragem para o cinema fez os premiados documentários “Quando os suíços emigravam – Nova Friburgo 200 anos”, “Caminho do Mar”, "As Batidas do samba", “Histórias de um Brasil Alfabetizado”, "Até Quando?", “Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto” e “TV – Quem Faz, Quem Vê”.

Dentre inúmeras outras produções, roteirizou as séries “7 X Bossa Nova”, “Eco-Aventura: Amazônia” e “Danças Brasileiras”.

Outro trabalho de destaque é o projeto “3 Antônios & 1 Jobim”, que reuniu o maestro Tom Jobim, e os não menos renomados: Antônio Callado, Antônio Houaiss e o crítico paulista Antônio Cândido.

Renata Mizari estudou artes-cênicas na Unirio (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e dramaturgia para novela na Oficina de Autores da Globo, além de cinema na EICT (Escuela Internacional de Cine y Televisión), em Cuba.

É coordenadora do Curso de Formação Livre de Roteiro da Academia Internacional de Cinema RJ (AIC RJ).

No teatro, é vencedora dos prêmios Zilka Salaberry de Melhor Texto em 2012 e 2010, pelas peças “Coisas que a gente não vê”, direção de Joana Lebreiro; e “Joaquim e as estrelas”.

Na TV, formatou e escreveu o programa “Tem Criança na Cozinha”, do canal Gloob (Samba Filmes, direção de Luiz Igreja), indicado ao Prêmio Emmy Kids 2016 na categoria “reality” e ganhador do Prêmio Comkids de melhor programa em 2014.

No cinema, ganhou prêmio de melhor roteiro de longa metragem no Festival de Cinema de Triunfo por “Amores de Chumbo”, filme que escreveu com Tuca Siqueira (Plano 9, direção Tuca Siqueira).

Idealizou, escreveu e produziu o curta metragem “Bodas”, com direção de Alexia Maltner, com os atores Othon Bastos e Suzana Faini, apresentado na mostra paralela do Festival de Cannes, no Festival de Vancouver e de Madrid, entre outras. Idealizou e escreveu “Os sapos”, baseado em sua peça de mesmo nome, com direção de Clara Linhart (Gamarosa Filmes). A produção participou dos festivais Curta Cinema (RJ) e Janelas (PE), entre outros. A versão longa metragem será filmada este ano (2019) através do edital Prodecine 1 FSA.

Trabalhou como roteirista da Conspiração Filmes em 2011, na TV Globo em 2013/2014 e na Record em 2018.

O curso, com apenas 20 vagas, é voltado para roteiristas ou qualquer pessoa interessada em atuar na atividade. As inscrições podem ser feitar pelo 0800 570 0800 ou (65) 3648-5220.