Do projeto à prática

Sebrae promove laboratório de audiovisual online gratuito

A seleção e curadoria será de 30 de maio a 10 de junho, com publicação dos selecionados no dia 12 de junho

Estão abertas as inscrições para o Lab Mode On, um laboratório para desenvolvimento de projetos audiovisuais, voltado para roteiristas, criadores, diretores e executivos do setor audiovisual de Mato Grosso.

Promovido pelo Sebrae MT, o laboratório está com inscrições abertas, que podem ser feitas até o dia 29 de maio no link bit.ly/LABModeON. Serão selecionados 18 projetos, sendo seis de cada tema – Desenvolvimento de Roteiro de Ficção, Desenvolvimento de Roteiro de Documentário e Direção e Conceituação de Projetos. Um mesmo projeto não pode se inscrever em mais de uma categoria e podem participar até três pessoas por projeto.

A etapa de seleção e curadoria será de 30 de maio a 10 de junho, com publicação dos selecionados no dia 12 de junho.

Haverá masterclass de abertura, no dia 15 de junho, e de encerramento (26 de junho). As consultorias individuais serão de 16 a 25 de junho

A gestora do projeto de Audiovidual do Sebrae MT, Paula Grasielle Bruehmueller, destaca que o lab é um dos principais mecanismos de fomento e capacitação do audiovisual. “A ideia do Lab Mode On é fazer um laboratório audiovisual para projetos em diferentes fases de desenvolvimento”, acrescenta.

Será totalmente online, com consultores renomados. A socióloga, cineasta e pesquisadora Helena Tassara cuidará do tema Desenvolvimento de Roteiro de Documentário. Doutora e pós-doutora em Cinema (ECA-USP), atua na criação de projetos culturais como diretora e roteirista de documentários, pesquisadora de conteúdos, escritora e na curadoria de museus e exposições audiovisuais.

Conhecida pelo sensível trato na ficção de dramas urbanos, permeados por um caráter humanista, dos quais saltam personagens em crise, Lina Chamie transfere esse olhar também à gênese documental, com filmes exibidos e premiados no Brasil e em festivais internacionais. Caberá a ela o tema Desenvolvimento de Roteiro de Ficção

Já Toni Venturi, formado em cinema na Ryerson University (Canadá), vai cuidar do tema Direção e Conceituação de Projetos. Experiente, ele alterna sua produção entre a ficção e o documentário. Dirigiu oito longas (quatro ficções e quatro documentários), lançados no mercado e premiados em festivais. Em setembro irá estrear o documentário Dentro da Minha Pele, no 25º Festival É Tudo Verdade 2020.

Paula reforça que nesse momento em que o país atravessa um momento difícil, a intenção do Sebrae é  promover para os empresários capacitação, oportunidade de ampliar conhecimento e aprimorar os projetos.

Em 2017, o Sebrae realizou em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado, o 1º MT Lab.

“Depois do laboratório vamos promover um webinario para falar a respeito de novos modelos de negócios e oportunidades para a indústria audiovisual”, completa.

 

CRONOGRAMA:

? Inscrições: 19 a 29 de maio

? Seleção e curadoria dos projetos: 30 de maio a 10 de junho

? Publicação dos selecionados: 12 de junho

? Masterclass abertura: 15 de junho

? Consultorias individuais: 16 a 25 de junho

? Masterclass encerramento: 26 de junho

Tags: 5 anos do MEI