Empreendedorismo Feminino

Sebrae realiza Seminário Desafios do Crescimento hoje, em Nova Mutum

Evento é gratuito e a programação começa a partir das 19h, na Paróquia Sagrada Família, com a presença da palestrante e mágica nacional, Meiry Kamia

A população de Nova Mutum, em especial as mulheres empreendedoras da região, são esperadas para o Encontro das mulheres de Nova Mutum, onde será realizado o Seminário Desafios do Crescimento, que acontece nesta quarta-feira, dia 13 de março, a partir das 19h, na Paróquia Sagrada Família, no centro da cidade. O evento, promovido pelo Sebrae/MT em parceria com a prefeitura Municipal de Nova Mutum através da secretaria de Cidadania e assistência social, será aberto com uma apresentação cultural do Grupo Flor Ribeirinha. Em seguida, mulheres inspiradoras apresentam casos de sucesso e transformação, compartilhando a perseverança como um diferencial competitivo no mercado.

 O Desafio segue com a palestrante, psicóloga, mestre em administração e mágica Meiry Kamia, que fará uma apresentação criativa e dinâmica ensinando empreendedores a utilizar a inteligência emocional a seu favor e orientando mudanças em padrões de comportamento. Kamia é autora dos livros “Motivação sem Truques” e “Pílulas Mágicas para o Sucesso”.

 “Além das apresentações culturais, que é tradição no município, esse ano realizamos a parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, propondo um evento com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino. Muitas mulheres da cidade são empreendedoras e atuam dentro de casa, comercializando bolos, arrumando cabelos, mas sem formalizar o negócio ou sem se dar conta de que já estão empreendendo. Com o Desafios do Crescimento, a proposta do Sebrae é estimular empreendedoras com ideias de negócios e aperfeiçoar as que já atuam com uma fonte de renda para a família”, explicou a analista do Sebrae em Nova Mutum, Ericka Azevedo. 

Desvantagens para empresárias

Apesar do seu empoderamento, a mulher empreendedora ainda enfrenta desigualdades. Um relatório especial produzido pelo Sebrae apontou que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter uma outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. Hoje, as 9,3 milhões de mulheres que estão à frente de um negócio representam 34% de todos os donos de negócios formais ou informais no Brasil.

 As análises feitas pelo Sebrae mostram que a desvantagem para as empresárias é significativa quando se trata de acesso a crédito e linhas de financiamento. As mulheres empresárias acessam um valor médio de empréstimos de aproximadamente R$ 13 mil a menos que a média liberada aos homens. Apesar disso, elas pagam taxas de juros 3,5 pontos percentuais acima do sexo masculino.

Principais dados sobre as mulheres empreendedoras no Brasil:

  • Entre 49 países do mundo, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os “Empreendedores Iniciais”.
  • Quase metade dos microempreendedores individuais (MEIs) existentes no país são mulheres (48%).
  • As mulheres Donas de Negócio (formais e informais) são mais jovens, do que os homens. São 43,8 anos contra 45,3 anos no caso do sexo masculino.
  • As Donas de Negócio têm maior escolaridade (16% maior), mas ganham – em média – 22% a menos que os homens na mesma posição.
  • As mulheres empresárias tomam menos empréstimo e com valor médio igualmente menor. O valor médio do empréstimo para mulheres é – em média – R$ 13.071 menor que o dos homens.
  • As empresárias pagam taxas de juros maiores. A taxa anual para empresárias é 3,5 pontos percentuais acima dos donos de pequenos negócios.
  • A taxa de inadimplência das mulheres é inferior à registrada por homens. 3,7% para mulheres contra 4,2% para os empresários.

Serviço

Seminário Desafios do Crescimento em Nova Mutum

Data: 13 de março de 2019, a partir das 19h

Local: Paróquia Sagrada Família - Avenida Mutum 1382, Quadra 62 Centro

Programação:

Apresentação cultural do Grupo Flor Ribeirinha

Casos de Sucesso: Mulheres inspiradoras

Palestra A mágica da Motivação, com Meiry Kamia

 

Informações e inscrições: 0800 570 0800 ou (65) 3308-6100