EMPREENDEDORISMO

Sebrae/MT capacitou atendentes da rede estendida de atendimento

Representantes de 42 municípios do Estado participaram do Encontro Estadual da Rede Estendida do Empreendedor, no Hotel Águas Quentes

Com o intuito de capacitar e integrar os atendentes da Rede Estendida de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT) aconteceu nesta terça e quarta-feira (23 e 24.11), o Encontro Estadual da Rede Estendida do Empreendedor, no Hotel Águas Quentes, a 85 km da área urbana de Cuiabá.

O evento reuniu representantes de 42 municípios do Estado, da rede estendida de atendimento do Sebrae/MT, que abrange os Centros de Apoio ao Empreendedor (CAEs), Sala do Empreendedor e Sebrae Aqui. Durante os dois dias de evento os participantes debateram temas como compras governamentais; substituição tributária e nota fiscal avulsa; sistema de crédito; simplificação do meu município; importância da rede estendida; oficinas de boas práticas, entre outros.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, a atuação da rede estendida do Sebrae contribui diretamente na competitividade dos pequenos negócios, pois a cada dia se reforça como articuladores estratégicos para esta missão

“Esse encontro leva conhecimento aos nossos atendentes da Rede Estendida, mas também é uma oportunidade de conhecer suas demandas. É uma chance de aprendizado mútuo. São 42 municípios, um número expressivo de pessoas, que fazem o elo da iniciativa privada, especialmente as micro e pequenas empresas com o poder público, prefeitos e secretários. Esses profissionais são importantíssimos e o trabalho deles é estratégico para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, afirmou.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor do Estado de Mato Grosso, Celso Banazeski, a capacitação desses agentes, que são atendentes da linha de frente do empreendedorismo, é imprescindível. “Se os agentes de desenvolvimento estiverem preparados para trabalhar o empreendedorismo nos municípios o desenvolvimento dos pequenos negócios será muito maior. E o Governo do Estado trabalha em conjunto com o Sebrae para promover a melhoria do ambiente de negócios em prol dos pequenos negócios”, pontuou.

O gerente de Conexões Institucionais do Sebrae-MT, Sandro Rossi, ressaltou ainda a importância da constante capacitação que o Sebrae realiza com os atores de desenvolvimento. “Vivemos em um mundo em constante mudança, principalmente com a pandemia. O que antes demorava anos para mudar, agora em questão de dias encaramos novas realidade. E manter a nossa rede estendida de atendimento atualizada, para multiplicar esse conhecimento de maneira mais rápida, ajudará as micro e pequenas empresas de todo o Estado a sobreviverem e a prosperarem”, argumentou.

Ambiente de mudança

Diante da quantidade de mudanças no ambiente de negócios um dos temas debatidos com os participantes foi o processo de mudança. O consultor empresarial, colunista de empreendedorismo no Jornal Hoje em Dia, Cristiano Lopes, pontuou que cada um dos atendentes da Rede Estendida tem que fazer acontecer por meio da mudança, seja da sua atitude, da sua postura, do seu pensamento.

“Falamos sobre a importância de as pessoas estarem inspiradas, ninguém motiva ninguém, nos inspiramos pessoas. E dentro deste contexto mostramos o cenário do passado, presente e futuro. E que as três características do futuro são: empreendedorismo, visão holística e tecnologia. E que através disso, somados as características de liderança e de motivação as pessoas conseguem alcançar melhores resultados”, detalhou.

Cristiano explicou ainda que as pessoas confundem conceitos básicos, como o fato da mudança começar no pensamento. “A palavra motivação significar movere, vem do latim e quer dizer estar em movimento. O que sempre acontece é que as pessoas entram na zona de conforto e ficam sempre batendo na mesma tecla e fazendo as mesmas coisas, porém querem obter resultados diferentes. Como obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas todos os dias? Esse foi um dos insights: se você quer resultados melhores você precisa fazer e ser o seu melhor a cada dia e a cada instante. E cada um que participa desse encontro espero que saia daqui inspirado e com informações e motivos para fazer a diferença acontecer. Diferencie-se”, instigou.

Para a agente de desenvolvimento de Colíder, Margarida Gaona, o encontro estadual foi uma oportunidade de sair da zona do conforto. “Eventos como esse são essenciais, é uma chance de troca de experiências, apesar das rotinas serem parecidas. De ver como os colegas lidam com os mesmos problemas e de quem sabe aprender novas forma de como lidar com eles. E algo que vou levar desse encontro é de como o nosso trabalho, a nossa palavra pode inspirar os micros e pequenos empreendedores. No nosso dia a dia, a gente vê o quanto eles sentem credibilidade no nosso trabalho e precisamos transformar isso em desenvolvimento do ambiente de negócios”.