TECNOLOGIA

Sebrae/MT fomenta mercado de games no Mato Grosso

Desde 2020 a instituição tem realizado uma série de ações para desenvolver, fomentar e fortalecer o mercado de jogos no Estado

O Brasil é líder no mercado de games na América Latina e o 13º maior do mundo. Mesmo com a pandemia, o país deve movimentar US$2,3 bilhões só este ano, cerca de 5% a mais que em 2020, de acordo com a empresa Newzoo. Gigante mundo afora, a área de games é considerada pequena em vários estados brasileiros, como no Mato Grosso. Para mudar essa realidade o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) tem estimulado a área de jogos eletrônicos no Estado, trabalhando a modalidade como alternativa econômica para pequenos empreendedores.

Para que isso aconteça, desde 2020 o Sebrae/MT tem realizado uma série de ações voltadas para o segmento de games como: mapeamento do setor no Estado, realização de webinar “Game é Negócio 1ª Edição – Tema: Carreiras”, “Game é Negócio 2ª Edição – Tema: Segmentos de Mercado” e o 1º Programa de Mato Grosso focado na Aceleração do Ecossistema de Games – o LevelUP.

Segundo o Gestor dos Projetos de Startups, Games e Desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação, Fernando Pscheidt, devido ao grande potencial do setor, o Sebrae MT realiza ações para desenvolver, fomentar e fortalecer o mercado de jogos no Estado.

“Identificamos no nosso levantamento que o mercado de games no Estado está em fase embrionária e o Sebrae/MT neste último ano tem feito um trabalho para ajudar a alavancar o setor. Possuímos um bom potencial local tanto que a 1ª edição do Programa LevelUP, que se encerrou no último dia 03 de novembro, foi um sucesso”, afirma.

O programa inédito no Estado focou no desenvolvimento de Estúdios de Games, que contou com uma trilha robusta de capacitações e conexões, composto de instrutores e mentores de renome do mercado brasileiro de games. Foram realizados seis webinars temáticos, um matchmaking, um gamejam e três meses de pré-aceleração e um Demoday, composta de uma banca de jurados com representantes do Governo do Estado de Mato Grosso e grandes estúdios nacionais.

No edital de pré-Aceleração, 20 estúdios - de Mato Grosso e outros Estados - foram selecionados e puderam ter acesso a todas as capacitações de forma gratuita e remota, através do Discord e Youtube. E ao final do programa, os sete melhores puderam apresentar seus projetos a banca, foram eles: Araticum, Evolution, Moonwalking Curupira, Play Ever Game Studio, Tiziu Game Studio, VirtualTur, Warcamp.

Pscheidt destacou que o programa foi um marco para o mercado de inovação mato-grossense, trazendo não só capacitações, mas oportunidades de excelentes estúdios do Estado serem conhecidos e alcançarem novas oportunidades e clientes. “Mais uma vez o Sebrae em Mato Grosso realizou uma ação inédita no Estado. Há 8 anos fomos a primeira instituição a capacitar startups e em 2021 a primeira a capacitar estúdios da jogos. Estamos sempre atentos aos novos modelos de negócios, e o apoio do Sebrae é fundamental para eles", destaca.

Para o empreendedor de games e sócio da Warcamp, Vinícius Morais Paula, o programa foi enriquecedor. “Foi uma grande oportunidade, que contou com mentores do mundo de jogos, com conhecimentos incríveis, a cada semana uma área diferente. Uma chance de melhorar nosso negócio e o nosso produto. Sem falar nos bate papos e trocas de experiencias com os outros developers”, conta.

Mesmo pensamento da empreendedora de games, Isabelle Cristine Teles. “Eu recomendo muito o programa, ele abre caminhos e novas oportunidades. Uma conexão para a vida, um suporte muito preciso e cirúrgico. Se der faço de novo, de tanto que vale a pena”, finaliza.