Ciclos 2019 - Simulador Solar

Simulador Solar calcula potência e custo de sistema fotovoltaico baseado no consumo atual

Ferramenta do Sebrae MT está disponível para ser baixada da Play Store; foi exposta no CICLOS-Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios

A energia fotovoltaica é baseada em uma fonte limpa, renovável e democrática, isto é, à disposição de todos: o sol. Nos últimos anos, está se tornando uma excelente alternativa em todo o mundo para a geração de eletricidade e redução dos custos de energia. O potencial de expansão da energia solar fotovoltaica é enorme e pode levá-la a se transformar, a longo prazo, na principal fonte de eletricidade do mundo.

Para conscientizar as pessoas sobre a sua relevância, durante o CICLOS – Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios, realizado na semana passada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, foi lançado um aplicativo chamado de Simulador Solar, desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso. Ele possibilita ao consumidor dimensionar a potência e custo de um sistema fotovoltaico, de acordo com seu consumo de energia, valor que poderá ser economizado mensalmente, área de distribuição, entre outros. Tudo isso na tela do celular ou do tablete.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download na Play Store. Nos próximos dias, os usuários também poderão acessá-lo por meio da plataforma IOS. Como é de abrangência nacional, pessoas de todos os estados poderão utilizar a plataforma para fazer uma simulação de consumo e da implantação do sistema solar fotovoltaico em residências e empresas.

“Conseguimos reunir as informações de irradiação em todas as cidades do país no sistema para conseguir realizar os cálculos. Assim o aplicativo possibilita o cálculo para os usuários acessarem as informações na palma da mão”, explica o engenheiro de produção do Sebrae MT, Lucas Barbosa Moreira.

Após obter as informações, o usuário poderá contratar o serviço de consultoria dos engenheiros do Sebrae MT, pelo próprio celular, que darão todo o suporte e esclarecerão as dúvidas relacionadas ao assunto.

O objetivo do aplicativo é facilitar a vida dos empresários de micro e pequenas empresas, possibilitando a comodidade de ter, sem sair de casa, informações relevantes. “No aplicativo, estará disponível a opção do Simulador Solar. Para começar o cálculo, coloque as informações: tipo de pessoa jurídica, média de consumo por mês, estado e a cidade onde ele mora. Se a conta de luz tem sido motivo de preocupação, baixe o aplicativo e conte conosco”, recomenda o engenheiro do Sebrae MT.

Energia de pedaladas

No estande da instituição no CICLOS, havia também à disposição dos participantes uma bicicleta ergométrica diferente para esclarecer dúvidas sobre a geração de energia fotovoltaica.  As pedaladas do usuário na bike energy  geravam energia para rodar vídeos explicativos na tela com informações sobre o setor de energia solar no Brasil. “O objetivo é trazer informação para as pessoas e fazer com o que público possa interagir”.

Tanto o Simulador Solar como a bike energy faziam parte da exposição Inova Obra no CICLOS 2019. Havia estandes de empresas de arquitetura e engenharia que desenvolvem soluções sustentáveis na área de construção civil, com foco em design, economia, produtividade e negócios. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) foi um dos parceiros do evento e também estava na exposição Inova Obra no CICLOS 2019.

Mais informações: solar@mt.sebrae.com.br  ou  (65)3648.5205