Pequenos negócios

Soluções e parcerias: Sebrae completa 10 anos da Agência de Lucas do Rio Verde

O trabalho será ainda mais próximo dos clientes, com objetivo de promover transformação, com soluções de tecnologia e inovação

Hoje (22 de janeiro), o Sebrae comemora 10 anos da abertura da Agência de Lucas do Rio Verde. Durante esse período muitas mudanças ocorreram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do município e região. Entre elas estão parcerias que ajudaram na consolidação da instituição, redistribuição dos munícipios atendidos e a inauguração de uma nova sede em 27 de agosto de 2019.

 

Com base nos pilares empreendedorismo, pequenos negócios, cadeia de valor e ambiente de negócios, o gerente do Sebrae Lucas do Rio Verde, Claudiney Benedito de Aquino, ressalta que a Agência trabalha para buscar colaborações com entidades de classes, cooperativas, grandes empresas, prefeituras e demais parceiros para atendimento aos pequenos negócios. “A finalidade é ampliar a taxa de cobertura das empresas e fortalecer a atuação do Sebrae na região”, afirma.

 

Neste ano de 2020, o desempenho será ainda mais próximo dos clientes, com o objetivo de promover transformação com soluções de tecnologia e inovação. “O contexto atual requer soluções mais inovadoras, temos municípios que ainda estão distantes das novas tecnologias, clientes com culturas que merecem mais atenção no que concerne as formas de atendimento, aproximação maior com o mundo digital, novos conceitos, melhores e maiores práticas sustentáveis”, destaca o gerente.

 

Além de Lucas do Rio Verde, a Agência abrange mais oito munícipios: Rosário Oeste, Nobres, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Tapurah, Itanhangá, o que corresponde a uma extensão territorial de 52.732,07 km2, ou 6% da área total de Mato Grosso. Por ser uma área extensa, os municípios possuem características distintas, vocação, cultura, distribuição econômica, social e massa empresarial. Todos esses fatores são levados em conta na definição dos trabalhos e ações que serão desenvolvidos.

 

Atuação

 

Para um bom diálogo com empreendedores, empresários, produtores rurais e comunidades de toda a região de abrangência é preciso ter flexibilidade. Aquino afirma que é indispensável avaliar cada um dos munícipios, suas necessidades e, principalmente, os parceiros, fundamentais para a aproximação com os clientes. “Precisamos ganhar a confiança do cliente e com o parceiro certo geramos a transformação da melhor forma”, complementa o gerente.

 

O gerente explica que em Rosário Oeste e Nobres há uma cultura mais ligada à Baixada Cuiabana. Dessa forma, as ações do Sebrae na área urbana são mais focadas em capacitação em gestão e atendimento. Na área rural, as atividades são no setor do turismo. Além de ter uma forte atuação com a educação empreendedora em Nobres.

 

Em Itanhangá e Tapurah há uma atuação com pequenos produtores de leite. Mas o gerente conta que, em 2019, o Sebrae começou a promover ações nas áreas urbanas desses munícipios, com capacitações para empresas e obteve feedbacks positivos dos empresários.

 

Os municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde são fortes na área do agronegócio. Possuem grandes empresas desse setor e produtores rurais, que precisam de uma boa estrutura. Dessa forma, é possível fortalecer a atuação do Sebrae junto as empresas de comércio e serviços.

 

Já em municípios distantes do eixo da BR-163, como São José do Rio Claro e Nova Maringá, a aproximação com parceiros é importante, pois colabora na busca dos pequenos produtores.

 

Ações em conjunto

 

Parcerias com prefeituras, entidades de classe e empresas privadas são fundamentais para o trabalho do Sebrae em Lucas do Rio Verde e região. Com destaque para: Projeto do Nosso Leite (prefeituras de Nova  Maringá, Itanhanga  e Tapurah); Projeto do Nosso Leite (Inxu Hidrelétrica, em Nova Maringá) e Projeto de Encadeamento Produtivo da Construção (Instituto Votorantim, em Nobres).

 

Além de diversas ações junto com a Cooperativa Sicredi Ouro Verde, que promoveu capacitações no eixo urbano e rural, em 2018; o Projeto Energia Verde, que busca estimular geração de energia solar entre os pequenos negócios, o Projeto Prospera MEI, que visa acelerar o crescimento dos pequenos negócios; e outros eventos ligados a inovação como o Sebrae Conecta e SW Nova Mutum, que ocorreram em 2019.

 

Nova sede

 

Em agosto de 2019, o Sebrae MT inaugurou um novo prédio em Lucas do Rio Verde, que fortaleceu ainda mais o atendimento as micro e pequenas empresas no município. Idealizada com base nos princípios da sustentabilidade e a partir de um Projeto Conceito, a edificação foi erguida a partir de um sistema prático, pré estruturado, montado com o mínimo de impacto possível ao seu entorno, A agência se moldou ao seu terreno  e fundiu-se com a natureza exuberante do Parque dos Buritis, reserva natural urbana, instalada dentro da reserva do Córrego Lucas, com área de 3,3033 há e circuito de trilha oval asfaltada com cerca de 2.800m de extensão.

 

A atual sede possui uma área de 4 mil m2, sendo 700 m2 de edificação com espaço de atendimento a clientes; salas de treinamento para pequenos grupos, de coworking, de apoio, dois auditórios que se integram podendo receber até 150 pessoas, área externa de 1000 m2  para a realização de eventos.

 

Possui cobertura e paredes com telhas e painéis termo acústicos tornando os ambientes mais confortáveis, com máximo de aproveitamento de luz natural; sistema de reaproveitamento de águas pluviais e dreno de ar-condicionado; sistema de refrigeração VRF (fluxo/volume de refrigeração variável), 30% mais econômico que os demais; torneiras e outros acionadores de água dos banheiros e cozinha com controles automáticos de fluxo e consumo.

 

O gerente da Agência reforça que com uma arquitetura moderna, bem como os resultados da instituição, colaboraram para um aumento da procura pelos serviços do Sebrae.

 

Em Nova Mutum, o Posto de Atendimento passa a funcionar num prédio anexo à Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (ACENM), construído pela entidade e que irá proporcionar mais conforto para clientes, parceiros e colaboradores. Conta com sala de atendimento, de reunião, auditório para 50 pessoas, copa e uma sala de tecnologia da informação.