SEMANA DO MEI

Açaí para driblar a crise

Em tempos de pandemia, a microempreendedora de Cuiabá, Pamella Isla Duarte Turinho, buscou consultoria do Sebrae para organizar melhor a empresa e ter resultados satisfatórios. Encerra nesta sexta a Semana do MEI 2021

As micro e pequenas empresas seguem sentindo as consequências da segunda onde da covid-19. Elas mais uma vez precisam driblar a crise para que seus negócios sobrevivam. Para isso, fazem delivery, parcerias, lives, lançam novos produtos, investem em redes sociais e alternativas. Exemplo disso, é a microempreendedora de Cuiabá, Pamella Isla Duarte Turinho, que mais uma vez precisou se reinventar para manter aberto o Açaí Maravilha.

“Com a segunda onda pensei em fechar, tive uma queda de mais de 30%, mas apesar das dificuldades, o meu espírito empreendedor é muito forte e com o apoio do Sebrae vou seguir em frente”, conta. Para isso ela está mudando de local, voltando apenas para o delivery. “Após a vinda da consultora do Sebrae identifiquei meus pontos fortes, analisei os benefícios de fechar ou ficar aberto e fizemos a escolha para mudar para um local novo perto do Shopping 3 Américas. Além disso, estou preparando o lançamento de novos produtos como o crepe suíço, a salada de fruta com creme de ninho e mais um novo sabor de creme”, detalha.

Os lançamentos de novos produtos inclusive é algo que sempre foi praticado pela empreendedora. “Quando comecei o Açaí Maravilha precisava me destacar dos demais e como o cuiabano adora um ninho, eu adaptei e criei o creme de ninho. O que hoje é um dos meus carros chefes. Ao longo do tempo fui desenvolvendo novos sabores de cremes. Atualmente é possível inclusive comprar os cremes no pote para quem não é fã de açaí”, conta.

Os sabores são os mais variados: creme de ninho, creme de cupuaçu, creme de paçoca, creme de limão, creme de maracujá, creme de frutas vermelhas, creme de brigadeiro com Ovomaltine, creme de ninho com morango, creme de prestígio, creme de ninho com Nutella.

Pamella conta que outra ação implementada durante a pandemia foi a realização de lives. Basicamente, o modelo de vendas é simples: fazer uma transmissão ao vivo nas redes sociais, com destaque para o Instagram, para mostrar produtos, anunciar ofertas e fechar vendas em tempo real.

“Lembro quando o Alberto (analista Sebrae) me procurou apresentando as lives, ele logo pensou em mim, e decidi encarar esse desafio. Comecei fazendo toda terça-feira, mas hoje faço de 15 em 15 dias. São lives de vendas antecipadas com direito a premiações, não só de nossos produtos, mas também de parceiros. Algo que tem dado certo”, conta.

E apesar das mudanças necessárias para manter o negócio, a empreendedora mantém o olho no futuro. “Infelizmente tivemos que parar o atendimento no balcão ao público, mas o novo local, quando o momento for propício, possibilita voltar ao atendimento presencial dos clientes. Eu sigo esperançosa de que momentos melhores virão. E para isso sempre conto com o apoio do Sebrae”, afirma a microempreendedora.

Semana do MEI

E para quem tem interesse em ser microempreendedor nesta sexta-feira (14.05), acontece o último dia de programação da Semana do MEI 2021 do Sebrae, que reúne um grande leque de atividades online e 100% gratuitas. Pela manhã acontece as oficinas matinais “Como iniciar a divulgação da minha empresa?”, “Como usar o whatsApp Business para vender mais? e “Como me destacar em marketplaces?, com os especialistas do Sebrae SP Juliana Segallio, Tais Camargo e Alexandre Giraldi/Eder Max.

A tarde começa com os 10 passos para ter um site atrativo, continua com as palestras sobre design para negócios, forma simples e prática de divulgar o MEI e como criar uma vitrine online.

Fechando toda a programação da Semana do MEI, o empreendedor Rick Chester, garoto propaganda da edição de 2021, conta sua história de sucesso e como passou de vendedor ambulante de água em Copacabana a palestrante de renome nacional que chegou a palestrar em Harvard e se tornou sucesso no YouTube.

De forma descontraída, ele ensina técnicas para que mais pessoas tenham o mesmo desempenho. Conhecido pelo bordão “Pega essa visão”, ficou famoso pela sua forma inusitada de comandar seu negócio de água mineral e encoraja os empreendedores a pegarem essa visão para verem o sucesso do seu negócio também. Para participar, basta se inscrever no link: http://www.sebrae.com.br/semanadomei.