SEMANA DO MEI

Quinta-feira dedicada às finanças

Três técnicos do Sebrae MT vão falar sobre um dos pilares para o bom desempenho de qualquer empresa. Toda a programação é gratuita

Dentro da programação da Semana do MEI 2021, organizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) durante esta semana, 10 a 14 de maio, a quinta-feira, 13, será dedica ao tema finanças, o “calcanhar de Aquiles” de muitos empreendedores. Técnicos do Sebrae MT conduzem três oficinas pela manhã, a partir das 09h (hora local).

O economista Fábio Apolinário abre a programação do dia mostrando como o MEI pode organizar as finanças. Vai tratar da importância do controle financeiro desde o início do negócio. “Grande parte dos MEIs acha que, por ser uma empresa muito pequena, não precisa controlar a parte financeira, mas é o contrário, quanto mais cedo conseguir fazer isso, melhor, mais rápido vai crescer e se consolidar”. Vai mostrar como fazer o fluxo de caixa, como apurar o resultado, tudo de maneira bem simples. Fábio explica que, o contrário do que se pensa, não é necessário ter um software ou um sistema complexo para fazer o controle financeiro, é possível fazer de várias formas, até mesmo manualmente.

Ele lembra que embora a gestão financeira não seja a área mais importante de uma empresa, porque se ela não vender, não vai ter receita, ela está entre as mais importantes. “Não adianta nada vender, receber, prestar serviço, se não consegue fazer a gestão disso e no final do mês não sobra nada no caixa ou no bolso. É muito importante a gestão financeira do negócio até mesmo para definir quais custos cortar, onde investir”, reforça.

A microempreendedora individual Júlia Pena de Araújo Goes, 25, proprietária da Baju Doceria, sabe bem o que isso. Ela abriu sua empresa, especializada em confeitaria clássica, há dois anos, mas demorou a cuidar da parte financeira por desconhecimento. “Levei um ano para separar a conta pessoal da profissional”, revela, ciente do quanto isso foi prejudicial para o negócio. “Com a ajuda do contador, passei a fazer as planilhas com dados de faturamento, custos, gastos e só assim comecei a ter clareza da parte financeira da empresa”. Segundo ela, a partir daí, conseguiu começar a investir em equipamentos utensílios, cursos e a planejar o crescimento do empreendimento.

Uma das reclamações de Júlia é que, no início do negócio, não conseguia conciliar a produção dos doces com a gestão da empresa.

Esse é exatamente um dos pontos da segunda oficina de quinta-feira da Semana do Empreendedor, cujo tema é “Como fazer render seu rico dinheirinho?”, com Angélica Maria Pescador, da agência Sebrae de Juína, a partir das 10h. Segundo a técnica, na correria do dia a dia, muitos empresários não conseguem parar e fazer um planejamento financeiro. Durante a oficina vai mostrar como definir metas para o sucesso financeiro, formas de economizar na prática e ainda vai elencar seis dicas para fazer uma renda extra. “Minha intenção é ajudar o microempreendedor individual a organizar todos os aspectos relacionados ao dinheiro”,  resume.

Planejamento financeiro não pode ser centrado apenas no presente. Por isso, a terceira oficina do dia 13, às 11h, será “E o seu futuro? Estratégias financeiras para realizar seus objetivos”, com Allan Finger, da agência Sebrae de Sinop. Ele vai apresentar técnicas e alguns métodos para que o empreendedor possa se planejar um pouco melhor, olhar para o futuro e entender o que quer. “Vou mostrar como fazer um planejamento, como chegar até lá e se preparar financeiramente para atingir suas metas”.

O tema finanças continua sendo o foco das atividades da parte da tarde de quinta-feira, com as palestras “Educação financeira como meta de vida: a história da CEO da startup Barkus, vencedora do prêmio Mulheres que Transformam”, com Bia Santos; Larissa Salustiano falando sobre o papel das fintechs na inclusão social; e Rafael Mattos, CEO da PremiaPão, vai tratar das  oportunidades com o PIX para o MEI.

Todas as atividades da Semana do MEI são 100% online e gratuitas, voltadas para microempreendedores individuais e potenciais empresários. Para participar, basta se inscrever no link: http://www.sebrae.com.br/semanadomei.