MICROCRÉDITO

Sebrae faz parceria com prefeitura de Cuiabá

Instituição vai dar consultoria técnica nos projeto que cria o Cuiabanco

Micro e pequenos empresários, bem como empreendedores, preferencialmente, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, trabalhadores autônomos, artesãos, associações de produtores, empresas de pequeno porte e cooperativas são o foco prioritário do atendimento do Cuiabanco. A instituição está sendo criada pela prefeitura da Capital como parte do programa Pra Frente Cuiabá que visa levar linhas de crédito, sem cobrança de juros e com suporte técnico a operação financeira de microempreendedores locais. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Secretaria de Fazenda e instituições financeiras, como Sicredi e Caixa Econômica Federal e recebe a consultoria do Sebrae em Mato Grosso. Projeto de Lei (PL) será enviado à Câmara Municipal.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, este é um projeto para atender os pequenos que estão sufocados, sem esperança, que foram extremamente penalizados neste período de pandemia. “Foi pensando em inverter a lógica do mercado que criei o Cuiabanco, com juros zero para frear a quebradeira generalizada”, disse.

Na reunião, realizada no salão nobre do Palácio Alencastro, no dia 23/06, foi oficializada a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) que, por meio de consultoria, irá ofertar toda sua expertise para orientar na elaboração do Termo de Referência, que norteará o chamamento para participação dos microempreendedores no Cuiabanco e também irá direcionar em como deve ser feita a estruturação das operações.

O superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, definiu o prefeito como um “mensageiro da esperança” nesse momento de dificuldade financeira para os micro e pequenos empreendedores.

“Eu estou extremamente feliz porque essa é uma ação histórica em que os pequenos passam a ser muito importantes. No Sebrae, nós estamos vivendo um momento extremamente difícil e trabalhando até com psicólogos e emprestando o ombro para empresários muito competentes, mas que a situação atual levou a um momento de extrema dificuldade. A equipe do Sebrae Mato Grosso vai se empenhar para cumprir o cronograma e realizar o trabalho que é razão da nossa existência”.

De acordo com cronograma de ações, após encaminhamento do PL à Câmara Municipal de Cuiabá e concretização da parceria com o Sebrae, a estruturação das operações do Cuiabanco deve ser feita em agosto, para que em setembro sejam publicados os resultados do chamamento dos empresários e em outubro a instituição de crédito inicie efetivamente suas atividades.