DIA DAS MÃES

Sebrae MT prepara combo de capacitação para potencializar vendas

Data é a segunda mais importante do varejo, mas para conseguir bons resultados é preciso planejamento, organização e mais conhecimento

O Dia das Mães é a segunda data do ano que mais movimenta as vendas no varejo, ficando atrás apenas do Natal. Nesses tempos de restrições por conta da pandemia, ele pode ser um verdadeiro alento para os empresários. Mas, para atingir tais objetivos é preciso planejamento, organização e capacitação.

Pensando nisso e sempre pronto a auxiliar os empresários e empreendedores de micro e pequenas empresas a fomentar seus negócios, o Sebrae MT promove na próxima semana uma série de oficinas numa programação focada em auxiliar os empresários a potencializarem as vendas em torno dessa data tão icônica e importantes.

O combo de oficinas Venda + no Dia das Mães é composto por quatro encontros, de segunda, 26 de abril, a quinta, 29, sempre das 18h30 às 20h30, em formato online pela plataforma Zoom. O conteúdo engloba análise de forças diferenciais e aliadas; o novo ABC das vendas; criação de valor para os clientes; comunicação de ideias e produtos.

São oficinas In-Book usando as técnicas e ferramentas descritas nos principais livros de gestão sobre estratégia, vendas, sucesso do cliente e storytelling. Tudo de forma dinâmica, criativa e prática para que o participante desenvolva novas habilidades e competências e leve o aprendizado dos livros para sua vida e negócios. Trata-se de uma maneira do empreendedor acessar e utilizar conteúdos e ferramentas dos melhores livros de negócios da atualidade, para aumentar a competitividade das empresas.

No primeiro dia, na oficina Estratégia, o livro base é “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do escritor George R.R. Martin (o mesmo da série Game of Thrones). O participante irá desenvolver as seguintes competências e habilidades: diferencial estratégico, capacidade de criar estratégias únicas; foco na mensuração e resultados: capacidade de definir métricas alinhadas aos objetivos do negócio; realização coletiva: capacidade de criar situações ganha-ganha para desenvolver parcerias; e construção de ecossistemas: habilidade de desenhar formatos colaborativos de atuação profissional.

No segundo dia, a oficina é Vendas e o livro utilizado “Saber Vender é da Natureza Humana”. Nele, o autor Daniel Pink oferece um novo olhar na arte e ciência das vendas. A oficina visa desenvolver as seguintes competências e habilidades: investigação apreciativa (capacidade de criar boas perguntas); tomada de perspectiva (capacidade de criar cenários favoráveis à indução); resiliência (capacidade de acreditar no seu potencial de realização em cenários adversos); inteligência emocional (habilidade de se conectar e engajar com seu público); resolução de problema (identificar e fazer perguntas e interações que levem a melhorias); e positividade (capacidade de expandir seu repertório para criar novas soluções).

Já a terceira oficina, Sucesso do Cliente, é calcada no livro “Customer Sucess”, escrito por três dos maiores especialistas no tema - Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta – que exploram um novo olhar sobre como organizar a empresa com foco na geração de valor para o consumidor. As competências e habilidades a serem desenvolvidas são: resolução de problemas e tomada de decisão, possibilitando pensar nos obstáculos de forma alinhada ao contexto da empresa e do cliente; escuta ativa e empatia visando demonstrar compreensão e partilhar sentimentos sobre uma necessidade, dor ou situação de forma genuína; disposição em aprender para atuar de forma ativa e contínua no processo de autodesenvolvimento ao lidar com o cliente; flexibilidade e negociação para compreender os diferentes cenários e criar soluções favoráveis; análise de dados com foco na criação de oportunidades de negócio.

Fechando o ciclo de capacitação, a oficina Storylling tem como base o livro “TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público”, escrito por Chris Anderson. Os participantes vão desenvolver as seguintes competências e habilidades para criar uma linha mestra trabalhando a capacidade de construir uma estrutura de suporte a história para transmitir melhor as ideias; a empatia com vistas a tomar a perspectiva e se conectar genuinamente com a audiência; usar dados, estatística e pesquisa para gerar mais atenção e credibilidade; construção de narrativas, habilidade de criar diferentes formatos para contar uma história; construção de elementos de suporte, analisar e criar elementos de sustentação como personagens, picos emocionais, perguntas e outros.

As vagas para o Combo de Oficinas Venda + no Dia das Mães são limitadas. As inscrições custam R$ 80 e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800.