PRÓ-PANTANAL

Técnicos do Sebrae apresentam programa em Santo Antônio do Leverger

Município tem vocação turística e uma grande concentração de pequenas propriedades rurais

Localizado a 33 km de Cuiabá, ocupando uma área de 9.469,139 km², às margens do rio Cuiabá, Santo Antônio do Leverger é um dos sete municípios mato-grossenses receber o  Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal. A iniciativa, formatada pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, visa estimular e fomentar a recuperação econômica no bioma, por meio de ações de apoio aos empreendimentos existentes, da economia criativa e da biodiversidade, além do apoio às boas práticas de prevenção e combate a incêndios florestais no território.

Na tarde de terça-feira, 06/07, equipe do Sebrae MT fez apresentação técnica do programa aos gestores municipais e representantes da sociedade, numa reunião restrita e seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção da covid-19. Além da prefeita Francieli Magalhães e da vice Gisele Ribeiro, estavam presentes a vereadora Carmen Barros, representando a Câmara Municipal, e vários secretários municipais. Os gerentes do Sebrae MT, Fernando Holanda, Suenia Sousa, Ricardo Willian Santiago, a analista técnica Valéria Ribeiro Calisto, e o assistente Júlio Henrique Prior, detalharam as principais linhas de ações do projeto.

O programa abrange as áreas urbanas e rurais com atuação direta em (fortalecimento do ambiente de negócios), empreendedorismo, gestão empresarial, gestão sustentável nos negócios, inovação com foco em sustentabilidade e educação ambiental. Ações visam estimular a recuperação econômica e geração de novos negócios nas comunidades.

O gerente de Conexões Empresariais do Sebrae MT, Ricardo William Santiago, ressalta que Santo Antônio é um município com aptidão turística, muitas propriedades rurais e um grande potencial para trabalhar as feiras locais.  “O Pró-Pantanal vem num momento assertivo para o município, cuja prefeita e sua equipe estão dispostas a se empenhar para que o programa seja um sucesso na região. O Programa foca no fortalecimento da atividade rural, dos negócios locais, visa desenvolver o potencial turístico, olhar para as práticas sustentáveis e ainda fortalecer a gestão pública”. Segundo ele, Santo Antônio tem grande potencial para fazer um belo trabalho e se apropriar ao máximo das oportunidades do Pró-Pantanal.

A prefeita Francieli Magalhães diz ter certeza do sucesso do programa e destaca a seriedade do Sebrae em suas ações. “Eu tenho só a agradecer por Santo Antônio estar entre os 7 municípios do Pró-Pantanal. O fato do Sebrae coletar as informações da população, procurar saber o que é preciso, só confirma isso”. Ela lembra que nesse momento de pandemia, em que muitos comerciantes estão de portas fechadas e tantos outros fecharam definitivamente seus negócios, as qualificações do Pró-Pantanal vão ajudar a resgatar essas pessoas para o mercado de trabalho. “É como se fosse aquela mãozinha que esses empreendedores estão precisando e o Sebrae está chegando na cidade para desempenhar esse papel. Tenho certeza que vamos agregar muita coisa ao nosso turismo, ao empreendedorismo e Santo Antônio vai ganhar com tudo isso, os comerciantes, os empresários do setor de turismo, enfim a população toda ganha com esse programa”.

O gerente de Relacionamento & Comunicação do Sebrae MT, Fernando Holanda, destaca a  excelente receptividade dos gestores municipais e diz que isso é muito importante. “Para que o Pró-Pantanal atinja os resultados esperados é necessário uma grande participação dos agentes públicos e o engajamento das lideranças locais e da sociedade como um todo”.